Editoras


Warning: Parameter 1 to Savant2_Plugin_ahreflisting::plugin() expected to be a reference, value given in /home/unitalen/public_html/news/components/com_mtree/Savant2.php on line 1127

Objetivo: o teste tem por objetivo avaliar a capacidade que o sujeito tem de manter a sua atenção concentrada no trabalho que realiza durante um período determinado.

O teste foi criado pelo psicólogo Suzy Cambraia e publicado pela primeira vez em 1967 com o objetivo de se ter uma prova para retestar os candidatos que já haviam sido submetidos ao teste de atenção Toulose - Pieron, que era na época o único instrumento disponível no Brasil.

Foram realizados estudos pilotos para se chegar a forma que o teste possui na atualidade, inclusive no campo dos símbolos abstratos a fim de selecionar o estimulo mais adequado para o instrumento, chegando-se finalmente ao formato do triangulo.

A atenção concentrada pode ser definida como a capacidade de selecionar uma fonte de informação (estimulo do meio ambiente ou do mundo interior) dentre todas as que estão disponíveis em um determinado momento e conseguir dirigir sua atenção (manter o foco) para este estímulo ou tarefa a ser realizada no decorrer do tempo. Por isso para qualquer atividade que precise ser realizada ou atividade em que esteja envolvido é necessário que o indivíduo focalize sua atenção concentrada por um maior intervalo de tempo afim de facilitar o processo de aprendizagem promovendo o bom aproveitamento e a qualidade de seu trabalho.

Embora não tenha sido elaborado para finalidade especifica de avaliação de motoristas, sua utilização é bastante comum em candidatos à obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Inicialmente os estudos de validade foram feitos comparando-o com o teste Toulouse-Pierón e posteriormente em 1999 foram correlacionados com os testes de atenção Tacom A e Tacom B.

As primeiras tabelas que foram elaboradas nesta ocasião correspondiam a escolaridade do Ensino Fundamental II (antigo 1º Grau), Ensino Médio (Antigo 2º Grau) e Nível Superior. Em novos estudos em 2001 e 2003 foram desenvolvidas novas tabelas englobando sujeitos desde o Ensino Fundamental até o Nível Superior Completo, para São Paulo, Rio Grande do Norte, Paraná e Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio para o Espírito Santo.

Aplicação: a aplicação pode ser feita de maneira individual e coletiva.

Tempo de aplicação: o tempo de aplicação após as instruções e o treino é de 5 minutos.

Composição: o material é composto por Manual, Bloco de aplicação com 50 folhas e Crivo de Correção.



Aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia.
Autor: Cambraia, Suzy Vijande
Images (1)

Vagas de Empregos


Clique aqui e veja nossas vagas de empregos.

Cadastre seu Currículo


Faça parte do banco de dados da Unitalentos cadastre seu currículo gratuitamente.